MITRA DIOCESANA DE JANUÁRIA - MG

MITRA DIOCESANA DE JANUÁRIA - MG
BRASÃO

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Regional Leste 2 elege nova Presidência para quadriênio 2011-2015

Exiba DSC02155.JPG na apresentação de slides

O Conselho Episcopal Regional (CONSER) Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza entre os dias 06 a 09 de junho de 2011, na Casa de Retiro São José ( Av. Itaú, 475 - Dom Bosco) em Belo Horizonte, sua Assembleia Anual.



Dois temas marcarão, de forma especial, esta assembleia: as eleições e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Serão eleitos, para o quadriênio 2011 -2015, o presidente, vice-presidente, secretário e os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais do Regional Leste 2, que atualmente são cinco.



O texto das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que também tem duração de um quadriênio, será abordado concomitante à Assembleia, no Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos de Pastoral, e terá como assessor o secretário executivo do regional Nordeste 5 e ex-secretário da CNBB para a Campanha da Fraternidade, padre José Aldalberto Vanzella.



Além dessa importante pauta, a programação da Assembléia, incluirá uma homenagem ao presidente da CNBB, dom Raimundo Damasceno, oferecido pelo governador do estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia; a outorga do título de Doutor Honoris Causa, pela PUC MINAS, ao núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri; e a homenagem e confraternização dos bispos eméritos do Regional.



A atual presidência do Regional Leste 2 é constituída pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo; o arcebispo metropolitano de Vitória, dom Luiz Mancilha; e o bispo diocesano de Luz, dom Antônio Carlos Félix, respectivos presidente, vice-presidente e secretário.



sexta-feira, 6 de maio de 2011

MISSA DA UNIDADE E BENÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS

O presbítero é um homem transformado pelo Espírito Santo num discernimento ardoroso de Discípulo Missionário de Jesus Cristo. Vai ser ele o Bom Pastor da comunidade dos Discípulos de Cristo na Paróquia a ele confiada em comunhão com o Bispo, exercendo fielmente os três Múnus; o ministério da palavra; o ministério de oferecer aos fiéis a santificação no Espírito Santo, pelo culto e os Sacramentos, especialmente a Eucaristia; e o ministério de governar a comunidade como o seu Pastor legítimo. Nessa Missa da Unidade o bispo concelebra e consagra com os presbíteros os Santos Óleos: Enfermos por esta Santa Unção e pela sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxilio com a graça do Espírito Santo para que, liberte dos teus pecados ele Cristo te salve e, na sua bondade, alivie os teus sofrimentos; Catecúmenos o Cristo Salvador lhes dê sua força. Que ela penetre em sua vida como este óleo em vosso peito. Crisma a este são atribuídas quatro principais funções. 1) Ungir a fronte dos Batizados: pelo Batismo, Deus Pai os libertou do pecado e você renasceu pela água e pelo Espírito Santo. Agora faz parte do povo de Deus. Que ele os vos consagre com o Óleo Santo para que, inserido em Cristo, Sacerdote Profeta e Rei continue em seu povo ate a vida eterna. 2) Ungir a fronte dos Crismandos: recebe, por esse sinal o Espírito Santo, o Dom de Deus. 3) Ungir as mãos do presbítero: Nosso Senhor Jesus Cristo a quem o Pai ungiu com o Espírito Santo, e revestiu de poder, te aguarde para a santificação do povo fiel e para oferecer a Deus o Santo Sacrifício. 4). Ungir a cabeça do bispo: Deus, que te faz participar da plenitude do Sacerdócio de Cristo, derrame sobre ti o bálsamo da unção, enriquecendo-te com a benção da fecundidade espiritual.







quinta-feira, 7 de abril de 2011

1° RETIRO DIOCESANO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES DIOCESE DE JANUÁRIA - MG (2011-2014)

"UMA IGREJA DISCÍPULA MISSIONÁRIA DE JESUS CRISTO"

Nos dias 01,02,03 de abril deste ano corrente a cidade de Januária - MG, foi a sede do primeiro retiro Diocesano das Santas Missões Populares, (SMP), assessorada, pelo pe. Luís Mosconi de Belém - PA, contou com presença de padres, religiosos e religiosas, e um grande número de fiéis correspondente aos 22 dois munícipios do Norte de Minas  que compõe essa Diocese, totalizando aproximadamente uma quantidade equiparada a 750 pessoas, o evento ocorreu no Sesc Laces Januária, foram discutidos objetivos para as SMP e a criação de uma oração que seguem:

OBJETIVOS DAS SANTAS MISSÕES POPULARES NA DIOCESE DE JANUÁRIA




1. Para o ser humano: Dar Sentido à Vida
Conhecer cada vez mais de perto a Jesus, Senhor e Mestre, através do estudo continuado do Evangelho, para amá-lo, segui-lo e testemunhá-lo a todos, com humildade e fidelidade, em comunhão com a nossa Igreja, dando assim sentido verdadeiro à vida.


2. Para a nossa Igreja particular: rede de comunidades
Transformar nossas paróquias em redes de comunidades eclesiais. Que elas sejam unidas na diversidade, ministeriais, proféticas, solidárias, vivenciando a piedade. Que elas sejam também acolhedoras, indo ao encontro de todos, especialmente dos afastados, dos pobres, do necessitados, das crianças e dos jovens.



3. Para a sociedade: vida e cidadania para todos
Trabalhar em mutirão pela vida e dignidade de todos, promover os valores culturais, cuidar da natureza, que é a mãe e a casa de todos. Combater males, vícios, corrupções, desigualdades, violências e desperdícios, construindo assim em nossa Diocese uma sociedade justa, fraterna, com muita paz.

ORAÇÃO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES NA DIOCESE DE JANUÁRIA



Pai Santo

Abençoe as Santas Missões Populares que estão acontecendo em nossa Diocese, que elas sejam um tempo forte de conversão e transformação para todos.

Jesus, nosso Mestre e Senhor,

Queremos conhecer-te mais de perto, para amar-te, seguir-te e testemunhar a todos com humildade e fidelidade, em comunhão com a nossa Igreja, e assim, estaremos dando sentido verdadeiro à vida.

Divino Espírito Santo,

Dá-nos sabedoria para transformar nossas paróquias em redes de comunidades eclesiais e proféticas, unidas na diversidade. Que elas sejam também missionárias e acolhedoras, indo ao encontro de todos, especialmente das pessoas afastadas, dos pobres, dos necessitados, das crianças e dos jovens.

Ajuda-nos a trabalhar em mutirão em favor da vida e da dignidade de todos. A crescer na verdadeira piedade popular valorizando nossas riquezas culturais.

Queremos cuidar da natureza, que é a mãe e a casa de todos, eliminando desperdícios e consumismos.

Dá-nos força e coragem para vencer males e vícios, desonestidades e violências, injustiças e divisões, e assim, a paz e a justiça se abraçarão em nossas famílias e em nossa Diocese.

Senhora das Dores,

Padroeira dessa Diocese, protege a nossa Igreja em missão. Ajuda-nos a carregar as nossas dores e a partilhar nossas alegrias.

Amém.